terça-feira, 1 de março de 2011

A literatura, a leitura e a contação






Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.


É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1997, p.17)

Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Neste contexto, o projeto Viva a Leitura alicerça sua ações, teóricas e práticas no fortalecimento da formação do leitor, na valorização da contação de história e do contador, assim como, na produção literária e na figura do escritor e do livro.

Viva a Leitura em sua intinerância pelos municípios da COMCAM reafirma a sua importância o projeto tange horizontes para novas caminhadas fortalecendo a leitura, a contação de história e criando laços para uma região de leitores, um estado um país.

Cícero Souza

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