domingo, 31 de julho de 2011

VIVA A LEITURA NO Sarau Literário – Linguagens da Alma


O Projeto VIVA A LEITURA participou no dia 29 de julho do Sarau Literário – Linguagens da Alma promovido pela Biblioteca Municipal – Professor Egídio Martello. Estiveram prestigiando o evento e contribuindo com apresentações poéticas de contações e performance, contadores de história do projeto, animador, oficineiros além do público comunidade em geral, estiveram nesse dia de arte e literatura, escritores membros da Academia Mourãoense de Letras, da Asssociação Mourãoense de Escritores, alunos da escola Estadual de Mamborê, músicos do município, cantores, artistas plásticos. Foi uma noite onde se comemorou também O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.
Dessa forma, o Projeto Viva A Leitura estende seu engajamento artístico literário além de suas ações encaminhadas no seu planejamento e cronograma como também contribuindo com outras ações que tenham como norte, a leitura, a arte literária, os livros, a disseminação da ação artística e cultura.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto VIVA A LEITURA Organiza Grupo de Estudos



O Projeto Viva a Leitura por intermédio e direcionamento de um dos seus agentes, Cícero Souza, começam a construir uma rede de estudos de contação de História com contadores e funcionários de bibliotecas públicas no intuito de aprofundar as leituras e pesquisas a cerca das dos trabalhos com contação de histórias, produção literária, acervos litero infanto, juvenil, bibliografias específicas e a inserção da contação no ambiente escolar, social, familiar das crianças e jovens. Nesse primeiro encontro realizado no dia 18 de julho, foram feitas as leituras e discussões a respeito dos artigos: “Contação de histórias. Tendências da literatura infantil contemporânea.” De Maria de Lourdes Soares (docente na Universidade do Rio de Janeiro) e o artigo”Contadores de Histórias” de Maria Cecília Amaral de Rosa. O objetivo é a ampliação da rede com encontros mensais, para leituras de artigos, pesquisas específicas, e trabalhos práticos. Essa é mais uma iniciativa do PROJETO VIVA A LEITURA que tem fomentado na região da COMCAM a leitura, a contação de história, a valorização do livro, aliados as manifestações culturais e artísticas.



terça-feira, 12 de julho de 2011

VIVA A LEITURA ENTRA EM FÉRIAS

O Projeto Viva Leitura, que vem sendo realizado através de um convênio entre o Município de Campo Mourão, através da Fundação Cultural (Fundacam), entra em férias após 14 itinerâncias realizadas no primeiro semestre de 2011. O Viva Leitura é resultado de um convênio entre o município de Campo Mourão, através da Fundacam com o Ministério da Cultura, contando ainda com o apoio da Comcam e a 11ª Regional de Cultura do Paraná, formada por 25 municípios, e vem sendo realizado desde 2010.

      Em sua primeira fase, o projeto contou com a formação de 52 contadores de história, dois em cada cidade, os quais atuam em seus respectivos municípios. Na segunda fase, foi realizado o Concurso Declare Amor ao seu Município, que se encontra agora em fase final de julgamento.

      A terceira fase iniciou-se em 18 de fevereiro deste ano de 2011, percorrendo extenso calendário de atividades, nas cidades de Campo Mourão, Boa Esperança, Goioerê, Fênix, Moreira Sales, Janiópolis, Altamira do Paraná, Nova Cantu, Rancho Alegre D’Oeste, Campina da Lagoa, Peabiru, Quarto Centenário e Barbosa Ferraz, finalizando em Ubiratã, no último dia 03 de junho, na Praça Eleotério Galdino Andrade.

      ATENDIMENTOS – Foram realizados mais de 25 mil atendimentos, entre Contações de Histórias, Vídeo Contação, Biblioteca Itinerante, Tapete de Leitura, Pintura Artística, Exposições Diversas e Apresentações Culturais (dança, música, teatro, poesia, capoeira, maculelê, fanfarras e demais atividades artísticas).

      RETORNO – A próxima itinerância está agendada para o dia 5 de agosto, em Juranda, com Contações de Histórias, Vídeo Contação, Biblioteca Itinerante, Tapete de Leitura, Pintura Artística, Exposições Diversas e Apresentações Culturais.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

VIVA A LEITURA UMA VIAGEM PELO MUNDO DO LIVRO E DA LEITURA


leitura de poema VIVA A LEITURA NO PALCO ARTÍSTICO
DO PROJETO aluna de UBIRATÃ

O Projeto a VIVA A LEITURA completa quatorze itinerância, com um alcances surpreendentes quanto a público, envolvimento de gestores públicos municipais, aproximação literária, exposições e contatos com bibliografia, acervo literário itinerante, apresentações culturais foram que chegaram aproximadamente a 75 apresentações artísticas culturais passando por dança, teatro, músicas instrumentais, canto, apresentações poéticas.



APRRESENTAÇÃO DE DANÇA NO PALCO ARTÍSTICO
DO PROJETO VIVA A LEITURA EM UBIRATÃ
 Desde de sua primeira fase de execução, organização dos eventos , a formação de contadores de história, tendo o projeto uma inserção literária e artística que integram 25 municípios mais de 52 profissionais de várias áreas, educação, cultura, esporte... envolvidos diretamente, aproximadamente cerca de mais de 25 mil alunos e comunidades atendidas pelas contações de histórias, espaços de leituras, exposições bibliográficas, as pinturas faciais e as apresentações artísticas de palco. Sua segunda fase ou ação, que foi o desenvolvimento do concurso literário “declare amor ao seu município” que mobilizou alunos e professores das escolas municipais dos 25 municípios da COMCAM, este concurso tem sua fase municipal e a fase regional que distribuirá uma premiação total de quinze mil reais. Sua terceira fase são as itinerâncias que comunga toda a dinâmica entre os contadores a mobilização entre gestores culturais, os espaços públicos e dessas quatorze já realizadas podemos afirmar a capacidade do Projeto VIVA A LEITURA de inserção real quanto ao fato de apresentar a toda comunidade educacional, e toda a sociedade por onde passou o papel transformador da leitura e sua transversalidade e diálogo com todas as outras artes.

COMUIDADE DE QUARTO CENTENÁRIO LEITURA NA PRAÇA

O projeto Viva a Leitura, é um dos trabalhos literários/culturais com maior abrangência intermunicipal de experiência única no país, é referência para novos projetos que venham a ser acampados em outros núcleos regionais e estaduais. A virtude do projeto concentra-se em desenvolver trabalhos, ações, que credita valores para a formação do leitor, para a valorização do livro e este para o crescimento cultural do ser humano. Dessa forma, o PROJETO VIVA A LEITURA estende-se para ultrapassar a idéia do entretenimento barato, e esse dar-se pelo trabalho conjunto com profissionais que se dispõe em contribuir com o Projeto. Assim se constrói o VIVA A LEITURA, despontando para um futuro de leitores, escritores, artistas conhecedores de valores culturais, intelectuais, solidários e humanistas.
Cícero Souza

APRESENTAÇÃO NO PALCO ARTÍSTICO CULTURAL
 DO PROJETO VIVA A LEITURA EM CAMPINA DA LAGOA

TAPETE DE LEITURA DO PROJETO VIVA LEITURA EM ALTAMIRA DO PARANÁ